quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

7 - EXPOSIÇÃO SOBRE O PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA EM COIMBRA








O Grupo de Amigos da Gorongosa (GAG) congratula-se com a iniciativa da direcção do Grupo SONAE em repetir, desta vez em Coimbra (depois de Lisboa e Porto), a bela exposição sobre o Parque Nacional da Gorongosa e deixa aqui o convite (em texto e gravação sonora) que o "Coimbra Shopping" emitiu a propósito deste evento.


GRAVAÇÃO SONORA -  clique AQUI

TEXTO 


"O Coimbra Shopping convida para uma visita à exposição sobre o Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique. Esta mostra interativa conta a história de um dos mais belos lugares da África sub sahariana. Com uma área de cerca de 4.000 quilómetros quadrados, o Parque Nacional da Gorongosa situa-se na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano no centro de Moçambique.
A exposição conta os tempos de glória do parque como reserva de caça e, mais tarde, destino turístico, da devastadora guerra civil até a atual recuperação do parque. A exposição é composta por excelentes fotografias da flora e fauna, vídeos e documentários históricos, até aos mais recentes filmes da National Geographic sobre o projeto da recuperação do Parque Nacional da Gorongosa.
Vai estar aberta ao público a partir do dia 14  até ao dia 28 de Fevereiro  próximo no piso 1 do Coimbra Shopping, sempre das 10 às 23 horas."


Esta iniciativa decorrerá numa altura em que dois outros eventos relacionados com o mesmo Parque vão ter lugar em Coimbra, sendo o primeiro no dia 14 de Fevereiro na Universidade de Coimbra - Jornada " GORONGOSA OPEN DAY" - cujo programa  pode ser visto no Cartaz abaixo:


Este programa decorrerá no Museu da Ciência da UC, com entrada livre. Para ver com chegar ao Museu clique no Cartaz 

O segundo evento consta do almoço-convívio do 8º aniversário do GAG, a realizar dia 15 do mesmo mês no Hotel D. Luís situado num dos lugares mais belos da margem esquerda o rio Mondego de onde se desfruta um deslumbrante panorama da "Cidade do Conhecimento".  O programa deste almoço consta do Post anterior (nº 6) e as inscrições para o mesmo estão abertas  para quem se identificar com a causa e objectivos do mesmo Grupo. Ver perfil e objectivos AQUI

Ver programa e condições de inscrição clicando sobre o emblema do GAG.

SAUDAÇÕES AMIGAS!



Pode ainda ver a notícia mais desenvolvida que abaixo reproduzimos, com a devida vénia, do excelente Blog LOCAL.P

http://local.pt/portugal/centro/missao-gorongosa-uma-historia-com-futuro-para-ver-no-coimbrashopping/




COIMBRA – O CoimbraShopping vai permitir aos seus visitantes que, entre os dias 14 e 28 de fevereiro, possam descobrir as maravilhas naturais que caracterizam um dos maiores Parques de Fauna bravia de Moçambique – o Parque Nacional da Gorongosa – e viver a experiência de descobrir um dos lugares mais bonitos de África.
Denominada Missão Gorongosa – Uma História com Futuro, esta exposição vai estar patente ao público no centro, durante duas semanas, podendo ser visitada durante o horário normal de funcionamento, entre as 10 e as 23 horas, no piso 1.
A mostra pretende dar a conhecer o Projeto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa, um exemplo de como a natureza responde de forma positiva ao apoio do ser humano. Contempla um vasto espólio de imagens e vídeos que mostram não só a rara beleza natural que define este Parque mas, sobretudo, a diversidade de ecossistemas que o caracterizam e a forma como está a ser feita a sua proteção e restauração.
A inauguração oficial da exposição terá lugar no dia 15 de fevereiro, pelas 11 horas, e contará com a presença de Greg Carr, filantropo que investiu cerca de 24,7 milhões de euros na reabilitação do Parque, sendo hoje considerado mundialmente como “o salvador da Gorongosa”.
Considerado um dos lugares mais bonitos do continente africano cujo terreno variado, a riqueza do solo e as chuvas abundantes permitem-lhe deter uma grande variedade de ecossistemas, o Parque Nacional da Gorongosa é hoje considerado por cientistas de todo o mundo como “um dos lugares da Terra com mais biodiversidade”, que alberga uma grande diversidade de espécies animais, algumas das quais são-lhe exclusivas.
O Projeto de Restauração da Gorongosa é uma iniciativa conjunta do Governo de Moçambique e da fundação Gorongosa Restoration Project, presidida por Greg Carr. Com a concessão da gestão do Parque por 20 anos, o conhecido filantropo tem como desafio a promoção do equilíbrio ambiental (recuperação das espécies animais), o desenvolvimento social (bem-estar das populações circundantes) e o progresso económico (projeto de ecoturismo como fonte da sustentação global do Parque).
Atualmente, o Parque Nacional da Gorongosa recebe mais de sete mil visitantes por ano, entre os quais portugueses. A sucessiva introdução de novos voos na rota Joanesburgo/Beira, principal eixo de ligação conjuntamente com a rota Maputo/Beira, traduz o potencial turístico deste destino único.






Sem comentários:

Enviar um comentário