quinta-feira, 29 de outubro de 2015

57 - 2ª GALA ANUAL DA GORONGOSA


28 Outubro 2015
Na sequência da criação do Clube Empresarial da Gorongosa em 2014, realizou-se em Maputo no dia 26 de Outubro, a 2ª Gala Anual da Gorongosa. Esta Gala teve a presença de 300 convidados, entre os quais se encontravam o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia e o antigo Presidente Joaquim Chissano, bem como representantes diplomáticos de diversos países e muitos empresários e gestores de empresas Moçambicanas e Internacionais.
O evento, apresentado por Ângela Chin, realizou-se nas instalações do Hotel Girassol Indy, pertencente ao grupo Visabeira, que também é concessionário do Girassol Gorongosa Lodge & Safari, situado em Chitengo, no Parque Nacional da Gorongosa. A recepção dos convidados esteve a cargo do Grupo Timbila Muzimba, num cenário que simulava um dos famosos "bush dinner" que os turistas podem usufruir semanalmente no Parque Nacional da Gorongosa e onde não faltaram os sons do cair da noite da savana africana.
Nestas primeiras fotos tentamos ilustrar o ambiente que se viveu antes do início da Gala da Gorongosa.

20151026_gala_gorongosa-101.jpg
Da esq. para a dir.: Mateus Mutemba (Administrador do PNG), Joaquim Chissano (antigo Presidente de Moçambique), Celso Correia (Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural) e Bartolomeu Soto (Director Geral da ANAC)

20151026_gala_gorongosa-123.jpgAlguns dos Fiscais do PNG acompanhados por Greg Carr, Presidente do Gorongosa Restoration Project

20151026_gala_gorongosa-127.jpg

20151026_gala_gorongosa-132.jpg

20151026_gala_gorongosa-147.jpg
O grupo Timbila Muzimba

20151026_gala_gorongosa-168.jpg
Fernando Sumbana (antigo Ministro do Turismo e da Juventude e Desportos) e Joaquim Chissano (antigo Presidente de Moçambique)

20151026_gala_gorongosa-169.jpg

  
publicado por Parque Nacional da Gorongosa às 17:34
adicionar aos favoritos



NOSSO COMENTÁRIO

EM NOME DO NÚCLEO COORDENADOR DO GRUPO DE AMIGOS DA GORONGOSA, FELICITAMOS A DIRECÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA PELA REALIZAÇÃO DESTA SUA 2ª GALA ANUAL, QUE DECORREU COM O BRILHO QUE NOS É DADO VER NESTAS PRIMEIRAS FOTOTOS PUBLICADAS NO BLOG OFICIAL DO PARQUE E QUE AQUI REPRODUZIMOS COM GRANDE SATISFAÇÃO.
ATENTOS COMO SEMPRE ESTAMOS AOS SUCESSOS ALCANÇADOS PELA GORONGOSA, AGUARDAMOS COM GRANDE ESPECTATIVA MAIS NOTÍCIAS E  FOTOS RELACIONADAS COM ESTE EVENTO, NA CERTEZA DE QUE MUITAS E BOAS SURPRESAS O DR. VASCO GALANTE TEM PARA TRANSMITIR E QUE ESPERAMOS REPRODUZIR E COMENTAR NESTE LUGAR.

Lisboa, 28 de Outubro de 2015

Celestino Gonçalves

(Membro do NC do GAG)


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

55 - MAIS UM BONITO GESTO DE PORTUGAL EM RELAÇÃO À GORONGOSA




Estado português condecora trabalhadores do Parque Nacional da Gorongosa


O O O O     I O Governo português, através do seu presidente Cavaco Silva, sempre condecorou os moçambicanos.
Em 2013 os escritores Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khossa mereceram o tributo e no ano passado foi a vez da Dra. Beatriz Ferreira. Ontem, houve mais uma cerimónia de entrega de insígnias da condecoração. Diferentemente dos anos anteriores, a condecoração não foi feita a uma pessoa mas a uma equipa.
Trata-se de Mário Macane, Celina Dias, Pedro Maugura, Greg Carr e Mateus Muthemba – equipa administrativa do Parque Nacional da Gorongosa. Os quatro homens e uma mulher representam as 400 pessoas que dão tudo de si para a preservação da biodiversidade no Parque Nacional da Gorongosa.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
(FIM DE CITAÇÃO)

NOTA
O Núcleo Coordenador do Grupo de Amigos da Gorongosa congratula-se com mais este bonito gesto do governo português em relação à Gorongosa e felicita os homenageados. Igualmente felicita o nosso Embaixador em Moçambique, Dr. José Duarte, que está atento ao desenvolvimento em curso neste país e dispensa particular atenção ao Parque Nacional da Gorongosa.

Lisboa, 16 de Outubro de 2015
Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

54 - PROJECTO INOVADOR NA GORONGOSA




COMUNICADO DE IMPRENSA

PARA DISTRIBUIÇÃO IMEDIATA

WildCam Gorongosa: A Ciência Cidadã no Apoio à Conservação da Natureza em Moçambique

Sexta-feira, 9 de Outubro de 2015

Gorongosa, Moçambique – O WildCam Gorongosa é um projecto inovador que apela à participação de cientistas cidadãos de todo o mundo (via smartphone ou computador) na recuperação em curso do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, uma das regiões de maior biodiversidade em África.

Cinquenta câmaras de vigilância activadas por detecção de movimento foram colocadas nos trilhos de animais através do Parque pelos cientistas do Projecto Leões da Gorongosa. Estas câmaras captam imagens dos animais que passam por elas e estão a ajudar os cientistas a descobrir onde se concentram os leões e como se movimentam pelo parque. E não é exclusivamente o rasto dos leões que os cientistas acompanham. A informação recolhida pela WildCam Gongorosa irá lançar luz sobre o estudo dos leões, mas dará também apoio a outras investigações importantes no Parque, incluindo um estudo sobre os herbívoros.





        As câmaras de vigilância no Parque Nacional da Gorongosa captaram mais de 200 000 fotos de animais
Em wildcamgorongosa.org, os participantes identificam os animais em fotos captadas por câmaras de vigilância sensíveis ao movimento. A informação captada é depois enviada para cientistas no Parque Nacional da Gorongosa  (PNG) para apoio aos seus estudos. Com o elevado número de fotos, os cientistas cidadãos são uma componente essencial do projecto WildCam. Os participantes não necessitam de formação ou treino especial; o sítio Web tem uma leitura clara e é fácil e aliciante contribuir para a importante pesquisa.

Estas fotos nunca antes vistas proporcionam um olhar sobre as vidas dos animais no seu meio natural. Macacos-cães, elefantes e antílopes aparecem com regularidade. O que estão a fazer os animais? Estão sozinhos ou em grupo? Há algumas crias por perto? Estas são algumas das muitas perguntas a que os cientistas cidadãos da WildCam vão responder. E os participantes podem inclusivamente identificar animais que ainda ninguém viu ao vivo: a única hiena assinalada na Gorongosa nos últimos vinte anos foi vista pela primeira vez numa foto de uma câmara de vigilância.

A WildCam Gorongosa é uma das diversas peças que o Howard Hughes Medical Institute (HHMI) criou em apoio da série PBS sobre o PNG, «Parque da Gorongosa: O Paraíso Renasce». O HHMI também fez uma doação de 2,3 milhões de dólares por cinco anos para a construção de laboratórios e salas de aulas e para apoio da atividades educativas no Laboratório da Biodiversidade E. O. Wilson no PNG. O HHMI's BioInteractive desenvolveu o projecto WildCam Gorongosa em colaboração com o PNG e o Zooniverse, uma plataforma de ciência cidadã. Junte-se a nós. Para contribuir para o WildCam Project, inscreva-se em wildcamgorongosa.org.

«Wildcam Gorongosa proporciona uma excelente oportunidade a cidadãos e estudantes dos Estados Unidos e de todo o mundo para terem um vislumbre da vida selvagem africana no seu meio natural e contribuírem para o renascimento  de um lugar muito especial», observa Sean Carroll, Vice-Presidente para a Ciência e a Educação no HHMI.

###

About HHMI’s BioInteractive
O Howard Hughes Medical Institute desempenha um importante papel  no progresso da pesquisa científica e da educação nos Estados Unidos. O Instituto tem como objectivo transformar o ensino da ciência numa actividade criativa e interdisciplinar que reflicta com exactidão o quanto é aliciante a pesquisa científica. Através do seu sítio Web BioInteractive, o HHMI proporciona uma vasta gama de recursos grátis para o ensino da ciência nas salas de aulas, incluindo pequenos filmes, lições interactivas e animações.

Acerca do Zooniverse
O Zooniverse foi fundado em 2007 com um projecto único, Galaxy Zoo, mas compreende agora mais de 40 projectos em assuntos que vão da papirologia à física das partículas. o Zooniverse possui um património de experiência no domínio da ecologia e conduz vários projectos de sucesso como Snapshot Serengeti, Penguin Watch e Chiomp & See.

Acerca do Projecto de Restauração da Gorongosa

O Projecto de Restauração da Gorongosa procura integrar a conservação e o desenvolvimento humano com a compreensão de que um ecossistema saudável irá beneficiar os seres humanos, os quais por sua vez se sentirão motivados para apoiar os objectivos do Parque Nacional da Gorongosa.

Se desejar receber mais informações sobre este assunto, ou se pretender marcar uma entrevista com as pessoas envolvidas no projecto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 822970010 ou envie email para vasco@gorongosa.net.

Para informações de carácter genérico, por favor consulte www.gorongosa.org

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

53 - VÍDEO SOBRE O PROJECTO DE RESTAURAÇÃO DA GORONGOSA

VÍDEO BCI - GORONGOSA
Paulo Sousa, Presidente da Comissão Executiva do BCI, explica porque é que é importante apoiar o Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa.
Ver AQUI: